quarta-feira, 24 de junho de 2009

Centro de Cultura Belo Horizonte (CONCLUÍDA e não inaugurada)

Foram iniciadas em novembro/2007 as obras de reforma e restauração do Centro de Cultura Belo Horizonte, localizado na rua da Bahia, 1.149, esquina com avenida Augusto de Lima. A obra é mais uma ação do Programa Centro Vivo e visa adequar o espaço aos novos conceitos assumidos pela Fundação Municipal de Cultura para a democratização e popularização da cultura.
A Prefeitura de Belo Horizonte pretende, com a intervenção, melhorar o acesso do local às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Estão previstas também melhorias no sistema de prevenção e combate a incêndios, implantação de nova iluminação na fachada e nos espaços internos, restauração das luminárias originais e dos pisos e forros de madeira, implantação de um elevador adaptado a pessoas com deficiência. Além disso, os vitrais terão de volta a pintura original, a cenotécnica do teatro será reformada e um sistema de internet pública gratuita será implantado.
Durante as obras, o Centro de Cultura BH ficará fechado à visitação. Mas, com a reinauguração, as atividades serão retomadas com novidades na programação, como uma exposição permanente que vai unir a memória do edifício - inaugurado em 1914 - e a história da Rua da Bahia. Também estão previstas a reabertura da cafeteria e a abertura da torre do edifício aos freqüentadores.
A Prefeitura de Belo Horizonte investe cerca de na reforma e ampliação. Deste total, R$ 390 mil são recursos do Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.




Regional: Centro-sul
Valor: R$ 1,8 milhão
Programa: Programa Aberto (PA)
Situação: concluída